Palestra “O uso eficaz da água na indústria de latícinios”

Realizada palestra na Indústria de Laticínios Canto de Minas Município de Ituiutaba, Minas Gerais, aos colaboradores da produção, controle da qualidade, laboratório e demais desertamentos, com o tema “O Uso Eficaz da Água na Indústria de Laticínios”.

A demanda de água vem aumentando devido ao crescimento populacional. Embora todos os esforços para armazenar e diminuir o consumo de água, ela está se tornando, um bem escasso, e sua qualidade diminui cada vez mais rápido. O desenvolvimento de indústrias e a expansão intensa da agropecuária têm sido responsáveis poluição das reservas e pela maior parte do consumo de água doce.

A higienização ineficaz nas indústrias alimentícias ocasionam graves consequências, como os casos de doenças de origem alimentar. Cerca de 200 doenças podem ser provenientes de alimentos, sendo geralmente provocadas por bactérias, parasitas, agentes químicos, bolores, vírus, e substâncias tóxicas. As bactérias representam o grupo mais importante, sendo responsáveis por cerca de 90% dos casos e 70% dos surtos (Galletti et al., 2010).

OBJETIVO

O objetivo do presente trabalho é descrever os processos de higienização, tratamento e o controle da qualidade da água usado nas indústrias alimentícias e analisar se a água da indústria de laticínios A e B estão de acordo com a legislação.