Palestra no IFGOIANO de Rio Verde

poluição das águas vem acontecendo desde as primeiras civilizações, quando o ser humano interrompeu as práticas nômades. Uma vez instalado em um lugar, a produção de lixo se mantinha em um determinado local, tendo como uma solução imediata jogar esses lixos em rios para que a correnteza os levassem para outro lugar distante da habitação. Com o aumento da população nas áreas urbanas em decorrência da revolução industrial, o acúmulo de lixo nas águas se tornou um grande problema, infectando a população com doenças como a cólera e a febre tifoide. Como a população estava doente, e não haviam trabalhadores, foi implementada em 1874 a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA), com o propósito de despoluir o rio Tâmisa na Inglaterra, por meio de filtros formados por areia.

Atualmente, antes de serem lançadas no meio ambiente, a água decorrente das industrias e domicílios é tratada nas Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para evitar danos ao meio ambiente e a saúde.

A EMGEMA21 na figura do Eng. Civil Guilherme Dall’Agnol esteve presente, pelo segundo ano consecutivo, na semana academica de Engenharia Civil do IFGoiano de Rio Verde.

A Palestra durou cerca de 1h30m e abordou sobre a temática: “Alternativas de tratamento de água desde residências até grandes estações de tratamento de água (ETA)” e contou com a presença de aproximadamente 200 alunos do curso de Engenharia Civil.

Para a EMGEMA21 é um prazer estar presente entre os eventos acadêmicos de faculdade e escolas.